Resultados de Exame

(37) 3241-3139

Dúvidas Frequentes

Os exames contam com procedimentos específicos e é normal que existam dúvidas sobre cada um. Aqui, esclarecemos algumas questões, mas se a sua pergunta não for respondida, entre em contato. Será um prazer atender você.

Exames

1) Recomenda-se suspender o uso de medicamentos antes da realização de exames?
Não. A suspensão do uso de medicamentos deve ser realizada somente perante orientação médica. Para grande maioria dos casos deve-se manter o uso regular de medicamentos e informar ao laboratório, no momento do atendimento, quais medicamentos você usa.
Vale lembrar que alguns exames são realizados para avaliar a concentração ou o efeito do medicamento no organismo.

2) O uso de medicamentos pode interferir no resultado de exames laboratoriais.
Sim. Alguns medicamentos antiinflamatórios, antimicrobianos, hormônios, e outros podem causar variações nos resultados de exames laboratoriais. A suspensão do uso de medicamentos deve ser avaliada pelo seu médico. Caso não seja possível a interrupção, esta informação deverá ser considerada na avaliação do resultado.
3) A alimentação pode interferir no resultado dos exames?
Normalmente, para realização do exame de sangue recomenda-se um período de jejum. Coleta de sangue imediatamente após alimentação pode interferir na realização de alguns exames laboratoriais.

4) O tempo de jejum pode alterar resultados de exames?
Sim. Devem-se evitar períodos muito prolongados de jejum, de maneira geral acima de 14 horas, tendo em vista o estado de saúde do paciente. Em caso de dúvida sobre o período do jejum favor entrar em contato com a nossa central de relacionamento com o cliente.  

5) Exames que exigem jejum precisam ser feitos pela manhã?
O período da manhã é o melhor horário do dia para realização de exames de rotina, apesar de não existir contra-indicação para coleta de amostras no período da tarde. Caso o jejum seja realizado no decorrer do dia e no tempo certo as amostras podem ser colhidas a tarde, e o horário de coleta deve ser informado no laudo para avaliação médica.

6) É necessário fazer jejum para realização do exame de fezes e urina?
Não. Para exame de fezes e urina não exige jejum. Para outros exames favor entrar em contato com a nossa central de relacionamento com o cliente para informações sobre o preparo e tempo de jejum.

7) A ingestão de água no período de jejum altera o exame? 
Não. O paciente deve ingerir a quantidade de água que se tem costume, para não prejudicar a realização do exame de sangue.

8) É permitido fazer exames após esforço físico ou atividade física intensa?  
Recomenda-se não realizar esforço físico antes da realização de exames, pois o mesmo pode interferir no estado basal e em alguns resultados. Sabe-se que o paciente em condições basais oferece amostras biológicas aceitáveis para análise laboratorial, reprodutíveis e padronizáveis. O esforço físico pode elevar a atividade sérica das enzimas, como exemplo a aldolase, aspartatoaminotransferase e creatinoquinase.

9) Após coleta de sangue de rotina, posso retomar as atividades normais ou realizar atividade física?
Normalmente após coleta de sangue não há restrições em relação as atividades habituais. Cada caso dever ser avaliado individualmente, sendo  importante você receber orientação médica antes de qualquer tomada de decisão. Para iniciar qualquer atividade após coleta de sangue recomenda-se uma alimentação saudável para encerrar o estado de jejum.

10) Pode-se realizar exames de sangue com gripe, resfriado ou febre?
Sim. Alguns exames são solicitados exatamente para investigar ou esclarecer a causa da febre ou da infecção. Porém, esse estado de saúde pode interferir nos resultados de exames destinados a avaliar aspectos imunológicos ou metabólicos. É importante consultar o médico ou o laboratório antes de fazer os exames.

11) Uso da bebida alcoólica pode interferir nos resultados dos exames?
Sim. Recomenda-se jejum alcoólico de no mínimo 72 horas antes da realização de exames. O uso de bebida alcoólica pode interferir no nível de glicose, triglicérides e em provas hepáticas.

12) Ingestão de café é permitido antes de fazer exames?
Não. A cafeína é estímulo para liberação de adrenalina no nosso organismo, induzindo elevação da glicose e outros elementos do sangue.

13) Pode-se fumar antes de fazer exames?
Não. Sabe-se que o uso do tabaco eleva a concentração sérica de muitas substâncias no organismo como adrenalina, aldosterona, cortisol e antígeno carcinoembrionário. O tabagismo causa redução na concentração de HDL-colesterol (substância cardioprotetora) e elevação na concentração de hemoglobina, no número de hemácias, no volume corpuscular médio e no número de leucócitos.

 14) Posso fazer exame de sangue menstruada?
Sim. É importante informar corretamente ao laboratório a data do início da última menstruação e se essas são regulares ou não. Sabe-se que durante a menstruação há variações no nível de alguns hormônios e de algumas proteínas séricas. No caso de coleta de urina para exame, deve-se aguardar o fim do período menstrual. Caso não seja possível esperar, realizar uma boa higienização antes da coleta para minimizar qualquer interferência.

15) Por que em algumas situações o local da coleta de sangue fica roxo?
Neste local ocorreu um hematoma, que se forma devido ao extravasamento do sangue para o tecido sob a pele, durante ou após a punção. Isso pode ocorrer com pacientes que fazem uso contínuo de medicamento (ex: aspirina) ou anticoagulantes, e no caso de pessoas que tem veias muito finas ou profundas. Alguns cuidados precisam ser respeitados após a coleta, como exemplos: não dobrar o braço após a coleta, usar blusas com mangas mais frouxas e evitar carregar peso. Se ocorrer o hematoma, é importante informar o ocorrido ao laboratório. Realizar compressa de água morna no local comprometido, várias vezes ao dia, para ajudar a reabsorção do sangue extravasado. Após reabsorção o local voltará ao normal.

16) O laboratório realiza coleta em casa ou no trabalho?
Sim. Temos um serviço de coleta externa que atende ao cliente em casa, no trabalho ou local de sua escolha.
  
17) O laboratório realiza "Atendimento a Empresas"?
Sim. O laboratório realiza vários exames ocupacionais (admissionais, periódicos e demissionais) conforme a legislação Brasileira.
Temos unidades móveis de coleta que vão as empresas para coletar os materiais  sem interrupção do fluxo de trabalho, mantendo segurança e conforto.

18) O laboratório possui equipe treinada em coleta infantil?
Sim. Temos equipe treinada e áreas exclusivas para coletas pediátricas em  nossa sede.

19) Como consigo informações e/ou orientações sobre os exames que devo realizar?
No nosso site Clique no menu Exames e depois em dúvidas freqüentes ou preparo para exames ou entre em contato com a nossa central de relacionamento com o cliente (37) 3241-3139.

(Fonte: Laboratório Hermes Pardini; Laboratório Humberto Abrão; Labred)


Exame de Urina

Preparo para coleta da primeira urina da manhã - jato médio

Coleta masculina
As seguintes orientações devem ser respeitadas para a coleta domiciliar da amostra de urina:

  • Antes de iniciar o procedimento, lave as mãos com água e sabão;
  • Puxe o prepúcio do pênis de modo a expor o meato urinário;
  • Lave a glande com água e sabão, e enxágüe bem;
  • Enxugue, usando uma gaze esterilizada ou toalha limpa e seca, a partir da uretra;
  • Com uma das mãos, exponha e mantenha retraído o prepúcio;
  • Com a outra mão, segure o frasco de coleta destampado;
  • Despreze no vaso sanitário o primeiro jato urinário (colher, caso seja solicitada a coleta de primeiro jato);
  • Sem interromper a micção, urine diretamente no frasco de coleta;
  • Despreze o restante da urina existente na bexiga no vaso sanitário;
  • Feche o frasco de coleta e envie ao laboratório o mais rápido possível.

Coleta feminina
As seguintes orientações devem ser respeitadas para a coleta domiciliar da amostra de urina:

  • Faça a higiene íntima;
  • Lave a região vaginal, de frente para trás, com água e sabão, e enxágüe bem;
  • Enxugue com toalha de pano limpa, de papel descartável ou com uma gaze;
  • Com uma das mãos afaste os grandes lábios;
  • Com a outra mão segure o frasco de coleta destampado;
  • Despreze no vaso sanitário o primeiro jato urinário (colher, caso seja solicitada a coleta de primeiro jato);
  • Sem interromper a micção, urine diretamente no frasco de coleta;
  • Despreze o restante da urina existente na bexiga no vaso sanitário;
  • Feche o frasco de coleta e envie ao laboratório o mais rápido possível.

 

1) Urina só pode ser colhida no laboratório?
Não. No caso de coleta no domicílio, antes da coleta da urina o paciente precisa respeitar e seguir cuidadosamente as orientações sobre higienização e coleta passadas pelo laboratório.

2) Para fazer exame de urina, só posso colher "a primeira da manhã"?
O horário da coleta normalmente é pela manhã, mas você deve respeitar a solicitação médica. Se a coleta não for pela manhã, a urina pode ser colhida em qualquer horário do dia, desde que se tenha 04 (quatro) horas de retenção urinária. Este prazo pode ser reduzido para criança ou pacientes com dificuldade de retenção urinária. Para colher a urina use frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia, e faça higienização adequada da genitália, para evitar contaminação, o que poderia implicar na necessidade de uma nova coleta.

3) Por que devemos higienizar os genitais e desprezar o primeiro jato de urina para realizar o exame de rotina ou cultura?

Caso o médico não solicite a coleta do 1º jato, devemos desprezá-lo porque ele traz células, secreção e algumas bactérias da flora urogenital, que podem estar presentes normalmente na uretra. Para excluir qualquer interferente, é importante que o material colhido não esteja "contaminado" com o que estiver na uretra ou na região urogenital. Daí a importância de fazer uma boa higienização na parte externa, antes da coleta. Lembramos que o enxague abundante é importante para eliminar todo sabão utilizado na higienização, evitando também interferências.

4) Posso fazer exame de urina se estiver utilizando cremes ou óvulos vaginais?
Sim. Desde que não deixe misturar estes medicamentos ao material de urina. Uma boa higiene para retirar resíduos do medicamento e uso de tampão no momento da coleta impedem a "contaminação" do material colhido para exame.

5) O laboratório "passa sonda" para coletas de urina?
Não. O laboratório na realiza este tipo de procedimento, recomenda-se um serviço de enfermagem especializado. O paciente já com sonda pode trazer o material de urina ou vir ao laboratório para colher material normalmente.

6) Materiais de fezes e urina tem que ser entregues imediatamente após coleta  ao laboratório?
A maioria dos exames permite que os materias sejam refrigerados por até 12 horas, até serem entregues ao laboratório. Porém, alguns exames exigem materias frescos. Para maiores informações consultar as instruções específicas do exame a ser realizado ou entrar em contato com o laboratório 

(Fonte: Laboratório Hermes Pardini; Laboratório Humberto Abraão; Labred; Sociedade Brasileira de Patologia Clínica)


Exame de fezes

Orientações para coleta de fezes

  • Adquira o coletor de fezes no laboratório;
  • É recomendável que se colete o material correspondente à parte intermediária da evacuação, que é, em geral, de maior uniformidade, por levar em consideração que as formas evolutivas dos parasitos não se distribuem uniformemente em todo bolo fecal;
  • Deve-se evitar a contaminação da fezes com a urina, com a água do vaso sanitário ou com o solo, pois estes devem conter protozoários ou helmintos de vida livre ou podem destruir trofozoítos, prejudicando, portanto, o resultado do exame;
  • Evacuar em urinol limpo e seco, homogeneizar as fezes com ajuda de uma haste de madeira e tomar uma porção desse material (5 a 10g) e depositar no coletor limpo, seco, com a boca larga e tampa rosqueável, previamente identificado com nome e idade;
  • Enviar ao laboratório no tempo máximo de 1 hora, caso o material não tenha sido coletado com conservante. Caso não seja possível, colocar o material na parte mais baixa da geladeira, onde ocorre apenas resfriamento. Jamais deixar por 24 horas, já que esse procedimento compromete a morfologia dos organismos a serem identificados;

1) Posso realizar exame de fezes quando estiver de "diarréia"?
Sim. Alguns exames são realizados exatamente para esclarecer a causa da "diarréia". O importante é que o estado das fezes esteja sem interferência de medicamentos como laxante, para não influenciar na avaliação real da consistência destas.

2) O laboratório pode solicitar uma nova coleta de um exame já realizado?
Sim. Em alguns casos, pode ocorrer necessidade de coletar uma nova amostra para comparar e/ou confirmar alguns resultados. Este procedimento, quando necessário, antecipa uma situação em que o médico poderia solicitar e aumenta a segurança dos resultados. Nestes casos, não há custos adicionais para o paciente e/ou convênio.

(Fonte: Laboratório Hermes Pardini; Laboratório Humberto Abraão; Labred; Sociedade Brasileira de Patologia Clínica)


Carlos Chagas Perto de você!

Matriz: Rua Zezé Lima, 462 - Centro - Itaúna – MG
Unidade II: Rua Miguel Alves Diniz, 572, Centro, Mateus Leme, Lj 101 e 102 (Clínica Cuidar de Si) - (31) 3535-1300
Unidade III: Rua Antônio Corradi, 334 - Cerqueira Lima - Itaúna - MG (Clínica Corpo e Alma)
(37) 3241-3139 | (37) 99915-6062

Empresas Parceiras

Controle de Qualidade